Mais um pouco sobre o rio Jaguari

– Original e completo em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071208092941AAv3Em7

–  As nascentes do rio Jaguari estão localizadas no Estado de Minas Gerais nos municípios de Camanducaia, Extrema, Itapeva e Toledo. Em Extrema o rio Jaguari recebe um afluente importante, o rio Camanducaia Mineiro. Alguns quilômetros abaixo da referida confluência, já em território paulista, o rio Jaguari é represado fazendo parte de um sistema chamado “Cantareira”, construído para permitir a reversão de água para a bacia do Alto Tietê, como reforço ao abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Retirando aproximadamente 33 m³/s. (Hidroplan, 1997). Pela junção dos rios Jaguari e Atibaia nasce o rio Piracicaba no município de Americana – SP, seguindo depois até o município de Barra Bonita – SP onde ocorre sua foz junto ao Tietê.
Pelo seu envolvimento com dois Estados, a bacia do Jaguari é considerada Federal, sua abrangência atinge quatro municípios mineiros e quinze paulistas.
– Apesar de apresentar sinais visíveis do princípio de degradação, comparativamente com os demais mananciais da região, pode-se dizer que sua bacia ainda está relativamente preservada.
– No período de estiagem, compreendida entre os meses de maio a outubro, as limitações de vazão nas comportas da barragem do Cantareira e as diversas captações em seu curso, fazem o rio Jaguari passar pelo município de Jaguariúna – SP bastante debilitado, só recebendo reforço com a afluência do rio Camanducaia Paulista, fato importante para captações situadas abaixo deste ponto, como é o caso do município de Limeira – SP.
– Estas e outras questões relacionadas, tornam-se relevantes para um estudo da bacia do rio Jaguari pelo motivo que esta região passa por uma grande propensão a desenvolver-se.

Síntese da bacia hidrográfica do rio Jaguari
Limeira
Rio Camanducaia Mineiro (afluente)
Rio Camanducaia Paulista (afluente)

2 Respostas to “Mais um pouco sobre o rio Jaguari”

  1. mari mer Says:

    xaaaaaaaaaaatooooooooooooooooooo

    • antonioemara Says:

      – Mari Mer o que você achou chato, o Blog de maneira geral ou o Post em questão?
      – Caso seja o Blog de maneira geral respeito sua opinão (tanto que não exclui) mas se é o Post sobre o Rio Jaguari caso você tenha alguma informação mais interessante, atual e “correta” gostaria que você compartilhasse com os demais leitores.
      – Obrigado pelo comentário, Boas Festas e que o próximo ano (2013) seja de paz e repletas realizações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: